Hoje vou falar dos Sete Povos das Missões, na região missioneira do Rio Grande do Sul, entre Santo Ângelo das Missões e São Borja, na divisa com a Argentina, bem ali no Passo.
E esta igreja, é a Catedral das Ruínas de São Miguel, distante cerca de 70 km de Santo Ângelo e 550km de Porto Alegre, que atualmente é a Capital das Missões. São Miguel entre os sete povos foi oque mais prosperou. Hoje, a Catedral de Santo Ângelo é uma réplica perfeita da igreja de São Miguel das Missões.
Os sete povos missioneiros, ou as sete reduções guaraníticas, foram fundadas por índios guaranis que foram catequizados por jesuítas espanhóis, aprendendo a ler, escrever, as artes, escultura, pintura, música, enfim, ofícios diversos. Após serem alfabetizados e doutrinados conforme os ensinamentos religiosos espanhóis, foram cruelmente dizimados por soldados portugueses e espanhóis que só queriam na verdade, dominar suas terras e usaram os jesuítas para domesticá-los e deixarem dóceis, presas fáceis para a espada e o fuzil de Portugal e Espanha.
Foram sete as reduções que mais prosperaram, de aproximadamente 30 fundadas no Rs, Santa Catarina, Paraná e na Argentina.
Iniciando pelo rio Uruguai, na divisa entre Brasil e Argentina: SÃO FRANCISCO DE BORJA, SÃO JOÃO BATISTA, SÃO LOURENÇO DEL MÁRTIR, SÃO NICOLAU, SÃO LUIZ GONZAGA, SÃO MIGUEL ARCANJO E SANTO ÂNGELO CUSTÓDIO.
Oportunamente estarei dissertando mais sobre os SETE POVOS DAS MISSÕES. Jarú!
Nenhum comentário:
Postar um comentário