RÁDIO TERRA GAÚCHA DE SANTA CRUZ DO SUL-RS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NÃO ESTAVA PRÁ PELEIA - LEONEL GOMES



Tchê gurizada buena,"escuitem" só esta marca do Leonel Gomes, é lôca de buenacha, conta a história de uma peleia "quage" acontecida nos fundões do Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INTER SUB-17 VENCE GRÊMIO E É CAMPEÃO BRASILEIRO 2012!

CHAMADO DE "O TIME DA BASE" DO INTER, A EQUIPE SUB-17, VENCEU O RIVAL GRÊMIO POR 3X1 E CONQUISTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO DO ANO DE 2012 EM POROT ALEGRE-RS.

JUVENIL B DO INTER É CAMPEÃO GAÚCHO 2012!

A EQUIPE "B" DO JUVENIL DO INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE-RS, SAGROU-SE CAMPEÃO GAÚCHA 2012. OLHA AI A GURIZADA COM AS MEDALHAS NO PEITO E TROFÉU DO "GAUCHÃO" COMO É CHAMADO O CAMPEONATO GAÚCHO.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DE TROVADORES E REPENTISTAS EM IJUÍ-RS!

Aconteceu neste final de semana na cidade de Ijuí no rico estado do Rio Grande do Sul o ENCONTRO NACIONAL DE TROVADORES E REPENTISTAS promovido pelo cantor, compositor, trovador e repentista VALDOMIRO MELLO.

Segundo VALDOMIRO, o encontro foi um sucesso e já planeja fazer a segunda edição do festival que deve ocorrer em outra cidade do estado gaúcho.


Confira o resultado do evento tradicionalista:

CATEGORIA MI MAIOR DE GAVETÃO

1o. JOÃO MACIEL DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS
2o. ADÃO BERNARDI DE NOVOHAMBURGO/RS
3o. ZEQUINHA SILVA DE JÚLIO DE CASTILHOS/RS
4o. LEÔNCIO AMARAL DE OSÓRIO/RS

CATEGORIA GILDO DE FREITAS

1o. JOÃO BARROS DE JÚLIO DE CASTILHOS/RS
2o. JADIR OLIVEIRA DE PORTÃO/RS
3o. JADIRZINHO FILHO DE PORTÃO/RS
4o. ARAÍ GOULART DE VILA NOVA/RS

Nos resta agradecer e parabenizar nosso amigo VALDOMIRO MELLO por mais esta jornada cultural em prol da arte gaúcha, forte aperta paletas e até o segundo ENCONTRO NACIONAL DE TROVADORES E REPENTISTAS DO BRASIL. 

Fonte: Portal www.ijui.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SANDRO OLIVEIRA E GRUPO FOLE SOLTO GRAVAM MÚSICA DO JARUTAIS!

O CANTOR GAÚCHO SANDRO OLIVEIRA QUE ESTÁ HÁ MUITOS ANOS RADICADO NO PARANÁ, NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO ESTÁ FINALIZANDO SEU SEGUNDO CD GRAVADO COM O GRUPO MOURÃOENSE FOLE SOLTO.

SÃO VÁRIAS VANEIRAS, CHAMAMÉS, VANEIRÕES, BUGIOS, MILONGAS E CHOTES, DENTRE AS COMPOSIÇÕES DESTACAMOS A MÚSICA "VOVÔ JÁ FOI", UM CHOTE QUE TEM LETRA E MELODIA COM A NOSSA ASSINATURA.

FICAMOS MUITOS FELIZES COM A ESCOLHA DA NOSSA COMPOSIÇÃO  E ESTAMOS AGUARDANDO ANSIOSAMENTE O LANÇAMENTO DE MAIS ESTE TRABALHO DO SANDRO, QUE TENHO A CERTEZA, TERÁ MUITO SUCESSO EM TODO O BRASIL.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOSSO MASCOTE, O "JARUZINHO" JÁ ESTÁ EM CAMPANHA!

 
O CARTUNISTA THIAGO CRIOU O MASCOTE DA CAMPANHA DO JARUTAIS PRÁ VEREADOR  E O "JARUZINHO" JÁ ESTÁ TRABALHANDO E ALEGRANDO A CRIANÇADA, PAIS, TIOS E AVÓS DE CAMPO MOURÃO NO PARANÁ.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MÚSICO E COMUNICADOR GAÚCHO JARUTAIS NA CAMPANHA POLÍTICA 2012!


BUENAS AMIGOS, ESTA IMAGEM ESTÁ NOS MEUS "SANTINHOS" DE MINHA CAMPANHA POLÍTICA PARA VEREADOR EM MINHA CIDADE CAMPO MOURÃO, NO PARANÁ. SE ESTIVEREM ACOMPANHANDO MEU BLOG E OUVINDO A RÁDIO TERRA GAÚCHA, DIGAM OQUE QUE ACHARAM DESTA MINHA NOVA EMPREITADA, FEITO!

UM FORTE QUEBRA-COSTELAS! E BOA SORTE PRÁ NÓS COM A FORÇA DO PATRÃO DA QUERÊNCIA DO CÉU!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EM JULHO a 32ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA-RS!

A comissão orgranizadora presidida pelo Secretário de Turismo da cidade de Cruz Alta, no estado do Rio Grande do Sul, Sr. Alex Della Mea, está ultimando os preparativos para mais uma edição de seu maior evento cultural nativista. Trata-se da 32ª COXILHA NATIVISTA que acontece no final do mês de Julho deste ano, mais precisamente entre os dias 25 á 28 (quarta, quinta, sexta e sábado). Os músicos, intérpretes, compositores, intrumentistas e poetas já enviaram suas obras para a avaliação da comissão julgadora que fará a triagem das músicas na semana que vem (dias 25, 26 e 27 de Junho). Após serem escolhidas as 28 canções concorrentes, será feita a divulgação das composições classificadas na triagem, para a imprensa de todo o estado gaúcho e dos estados vizinhos.

Serão 10 músicas na Fase Local, classificando 04 para a finalíssima e 16 na Fase Geral, onde classificam-se 10 composições. As 14 escolhidas pelos jurados nas noites eliminatórias vão para o palco no sábado para concorrerem á premiação do Festival já sabendo que farão parte do CD e DVD do evento. http://www.coxilhanativista.com.br/

Os shows escolhidos pela comissão para esta 32ª COXILHA NATIVISTA são:

POESIA, CANTO E GUITARRA, com LÚCIO YANEL E DORVAL DIAS (4ª feira dia 25/07)
LUIZ CARDOSO E NELSON CARDOSO (Show de intervalo dia 25/07)
JAIRO LAMBARI FERNANDES (5ª feira dia 26/07)
ELTON SALDANHA ( sexta-feira dia 27/07)
GRUPO DE DANÇAS PASION GAÚCHA (show de abertura sábado 28/07)
LUIZ MARENCO (show de intervalo sábado 28/07).

A equipe do programa VIOLÃO BRASIL  (que tem a nossa apresentação) da TELEVISÃO CARAJÁS de Campo Mourão-PR se fará presente neste baita evento para fazer a captura de áudios e imagens e posteriormente veicular nas edições do programa que é apresentado todos os sábados, das 17:30 ás 18:30 com reprise aos domingos 13 horas.

Assista pela internet: http://www.tvcarajas.com.br/   
   
email: programaviolaobrasil@hotmail.com ou lcjarutais@hotmail.com

quinta-feira, 31 de maio de 2012

VENCEDORAS DO CARIJO DA CANÇÃO DE PALMEIRA DAS MISSÕES-RS!

Na noite de domingo último, 27 de maio de 2012, já quase na madrugada, após três noites de apresentações das composições concorrentes e dos shows de JOCA MARTINS, MARCELO CAMINHA, JARI TERRES, OSWALDIR E CARLOS MAGRÃO, JOÃO DE ALMEIDA NETO E OS SERRANOS foram divulgadas pela comissão organizadora do festival 27º CARIJO DA CANÇÃO da cidade de PALMEIRA DAS MISSÕES-RS, as músicas vencedoras deste que é, ao meu ver, o maior evento nativista gaúcho.

1º Lugar - O CAMPO VIVE EM MIM - Letra e melodia de RAMIRES MONTEIRO interpretada por LEONARDO PAIM.

2º Lugar - MEU FIM DE MUNDO - Letra de RÔMULO CHAVES, música de PIERO ERENO, intérprete MIGUEL MARQUES.

3º Lugar - DOCEIRA DA PAZ - Letra de CLADEMIR OLIVEIRA E CARLOS FORTES melodia de HEITOR ZANCHI, interpretada por RODRIGO GONÇALVES E GENOINA DALBERTO.

Melhor intérprete - LEONARDO PAIM
Melhor instrumentista - MARCELINHO CARVALHO
Melhor arranjo instrumental - LANÇANTE ABAXO de IGOR SILVEIRA E PAULO RICARDO SAAVEDRA interpretada por JORGE FREITAS.
Melhor arranjo vocal - O CAMPO VIVE EM MIM
Melhor trabalho poético - RÔMULO CHAVES em MEU FIM DE MUNDO
Melhor trabalho sobre a história de PALMEIRA - A DOCEIRA DA PAZ
Mlehor tema ecológico - NÃO VEJO MAIS de NELSON MAGALHÃES E CÁSSIO ROBERTO FIGUEIRÓ DA SILVA, com FRANCISCO OLIVEIRA
Melhor composição sobre a temática da erva mate - CHARLA DE MATE de ERON CARVALHO E CELSO BRAZ com MARINÊS SIQUEIRA.

Fonte: BLOG DA BIANCA BERGMANN (Grácias!)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

NESTA SEMANA TEM 27º CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA EM PALMEIRA DAS MISSÕES-RS




Estes serão os artistas que estarão desfilando seus repertórios  e     talentos musicais no palco do 27º CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA DE PALMEIRA DAS MISSÕES no querido e estimado estado do RIO GRANDE DO SUL, por sinal, minha querência amada.
Além das músicas que estarão concorrendo no festival, intérpretes, autores, instrumentistas, compositores, autores, arranjadores, gravadoras, imprensa, rádio e televisão, enfim, todos rumarão para esta cidade gaúcha para ouvir música nativa, chimarrear, prosear, trovar, namorar, bailar e conhecer um pouco mais das tradições galponeiras do sul do meu país.
Entonces, como diz "el gáucho" se bamo a Palmeira Tchê!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

INTER! BI-CAMPEÃO GAÚCHO 2012! QUE TAL?

Inter conquista o 16º título em onze temporadas

Foi o sétimo título gaúcho conquistado em dez anos
É uma rotina que poucos torcedores têm o privilégio de experimentar. Nas últimas 11 temporadas, não houve uma vez sequer que os colorados não gritassem "é campeão!". O 41º título estadual conquistado em 2012 mantém o Inter como soberano absoluto na história do Campeonato Gaúcho, que agora abriu uma vantagem de cinco títulos sobre o Grêmio – o segundo maior vencedor do campeonato –, fato que não ocorria há 26 anos.

Desde 2002 o Inter não passa em branco, colocando pelo menos uma faixa no peito por ano. Esta é a 16ª taça que vai para a prateleira do Museu neste período.


O mais internacional dos times


Outro fato que nunca é demais ser ressaltado: o Colorado é, desde 2006, o maior vencedor de títulos internacionais do Brasil, com oito conquistas, sendo uma delas inédita entre todos os clubes do país, a Copa Sul-Americana (2008). O bicampeonato da Recopa, alcançado há menos de um ano, é outro feito relevante, já que apenas o São Paulo venceu o torneio duas vezes no Brasil.


Mirando o tetracampeonato nacional


No próximo dia 20 de maio, data da estreia no Brasileirão, o Campeão de Tudo começará a luta pela quarta estrela nacional. Esta é a rotina dos colorados: torcer por um time que tem vocação para ser campeão!


 Os 16 títulos em 11 temporadas


2002 - Super Campeão Gaúcho


2003 - Bicampeão Gaúcho


2004 - Tricampeão Gaúcho


2005 - Tetracampeão Gaúcho


2006 - Campeão da Libertadores da América


2006 - Campeão da Copa do Mundo de Clubes Fifa


2007 - Recopa Sul-Americana


2008 - Dubai Cup


2008 - Campeão Gaúcho


2008 - Campeão INVICTO da Copa Sul-Americana


2009 - Bicampeão Gaúcho (Taça Fernando Carvalho e Fábio Koff)


2009 - Campeão da Copa Suruga Bank


2010 - Bicampeão da Libertadores da América


2011 - Campeão Gaúcho


2011 - Bicampeão da Recopa


2012 - Bicampeão gaúcho



quarta-feira, 2 de maio de 2012

O "ALEMÃO" FLAVIO HANSEN VENCEU O FESTIVAL CANTO DE LUZ DE IJUÍ-RS!

O FESTIVAL "CANTO DE LUZ" DE IJUÍ-RS FOI UM SUCESSO E ENTROU DE VEZ NO CALENDÁRIO DOS GRANDES FESTIVAIS DO ESTADO. SOB A COORDENAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO MEU PARCEIRO DE COMPOSIÇÕES PREMIADAS CARLOS ALBERTO LÍTTI DAHMER QUE ERA PRESIDENTE DO DEMEI (DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENERGIA DE IJUÍ), ÓRGÃO QUE PROMOVEU ESTE EVENTO MACANUDO DA MÚSICA NATIVISTA E GRANDE EQUIPE, O FESTIVAL MOVIMENTOU A CLASSE ARTÍSTICA GAÚCHA E FOI TRANSMITIDO POR VÁRIAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO RIO GRANDE DO SUL.

MUITOS ARTISTAS DESTE GÊNERO E ARTE MUSICAL ATENDERAM O CONVITE E PRTICIPARAM DO FESTIVAL, ENTRE ELES DESTACO: RODRIGO BAUER, PIRISCA GRECO, JEAN KIRCHOF, TUNY BRUM, NILTON FERREIRA, CÉSAR LINDERMEIER, ÂNGELO FRANCO, SABANI FELIPE DE SOUZA, ZULMAR BENITEZ, JOÃO DE ALMEIDA NETO, JORGE FREITAS, DANIEL TORRES, SHANA MULLER, JARI TERRES E O VENCEDOR FLÁVIO HANSEN. DOS ARTISTAS LOCAIS, DESTACO O GAITEIRO CELSO METDZDORF, O CANTOR DILCEU DOS SANTOS, O INTÉRPRETE ITIBERÊ OURIQUE, ALISSON MARCHIORO, O GAITEIRO IBERÊ MARTINS E ROGÉRIO KNORST. ALGUNS DESTES SÃO PARCEIROS MEUS EM CANÇÕES FESTIVALEIRAS.

OS VENCEDORES DO CANTO DE LUZ:

1º LUGAR - UM MATE PARA O PAI - CANÇÃO COM LETRA E MÚSICA DE NILTON JR. DA SILVEIRA, INTÉRPRETE FLAVIO HANSEN.
2º LUGAR - NO SORRISO DAS CASCATAS - MILONGA DE VALDIR DISCONZI, MÚSICA DE ZULMAR BENITEZ, INTERPRETE JEAN KIRCHOF.
3º LUGAR  E MÚSICA MAIS POPULAR - PÁTRIA-MÃE - CHAMAMÉ DE CHICO ROLOFF, MÚSICA DE IVANHOÉ FERREIRA, INTÉRPRETE ITIBERE OURIQUE E NICOLAS LEAL.

MELHOR LETRA: O TEMPO E A JANELA DE RODRIGO BAUER
MELHOR INTÉRPRETE: CRISTINO FANTINEL NA MÚSICA UMA HISTÓRIA DE LUZ DE ANDRIELLI COSTENÁRO E VLADEMIR NUNES.
MELHOR INSTRUMENTISTA: MAURICIO MARQUES VIOLÃO SETE CORDAS.

PARABÉNS IJUÍ PELO CANTO DE LUZ E PARABÉNS AOS ORGANIZADORES!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

FESTIVAL CANTO DE LUZ DE IJUÍ-RS, NESTA QUINTA TEM FASE LOCAL

Tem início nesta quinta-feira, dia 26 de Abril de 2012, a primeira edição do festival nativista de Ijuí/RS, eu falo da promoção do DEMEI (Departamento Municipal de Energia de Ijuí) o CANTO DE LUZ, sob a batuta do "maestro" CARLOS ALBERTO DAHMER, O LÍTTI e grande equipe. Nossos mais sinceros votos de boa sorte aos festivaleiros, coordenação, músicos, compositores e intépretes. Abaixo, a relação das músicas classificadas:

FASE LOCAL (Quinta, 26 Abril)

1. No Abrigo da Canção - Polca - Letra e Música de Rogério Knorst. Intérprete Rogério Knorst.
2. O Rio da Existência -  Milonga - Letra de Sandro Dreher - Música de Celso Metzdorf. Intérprete Rogério Knorst.
3. Pátria-Mãe - Chamamé - Letra Chico Roloff - Música Ivanhoé Ferreira - Intérprete Itiberê Ourique e Nicolas Leal.
4. Campeando Versos - Milonga - Letra e Música Alisson Marchioro - Intérprete Alisson Marchioro
5. Na vibração da Milonga - Milonga - Letra  e Música/Rogério Knorst - Intérprete Gustavo Knorst.
6. Tomando choque - Vaneira - Letra Darci Zwirtes, Dilceu dos Santos e Iberê Martins - Intérprete Dilceu dos Santos e Iberê Martins.
7. Pampa, querência, mil razões pra te cantar - Milonga - Letra e Música - Augusto Rosa Zanella - Intérprete Augusto Rosa Zanella.
8. No calor dos versos - Milonga - Letra e Música Alisson Marchioro - Intérprete Alisson Marchioro.
9. Pelas vidraças da alma - Canção - Letra Gilberto Kerber - Música Celso Medzorf - Intérprete Itiberê Ourique.
10. Legado quimera - Milonga-Polca - Letra eMúsica Augusto Rosa Zanella - Intérprete Augusto Rosa Zanella.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

NOVO PROGRAMA "VIOLÃO BRASIL" NA TV CARAJÁS!

Neste sábado, das 17:30 ás 18:30 tem o nosso novo programa na Televisão Carajás de Campo Mourão. É o programa VIOLÃO BRASIL, com apresentação do JARUTAIS, presença de músicos de Campo Mourão e a participação especial da dupla sertaneja KLÉO DIBAH E RAFAEL que se apresentam no ESPAÇO UNIQUE neste sábado na FESTA DE PÁSCOA.

Neste novo formato onde o tema principal é a música, queremos trazer em cada programa músicos, cantores, compositores, letristas, poetas, intrumentistas e intérpretes de vários gêneros musicais. Será um programa eclético, diferente, com informações, curiosidades e notícias que foram manchetes durante a semana no Brasil e no mundo, sempre com um ingrediente especial: A boa música brasileira de todos os tempos. Portanto, não percam, é todo os sábados, ás 17:30 hs na TV CARAJÁS, se você está em outra cidade assistam pela internet: www.tvcarajas.com.br  nosso email é: programaviolaobrasil@hotmail.com  estamos no facebook: JarutaisViolão Brasil.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

FESTIVAL CANTO DE LUZ DE IJUÍ-RS RECEBE 650 INSCRIÇÕES!

A terra do Capitão DUNGA, Portal das Missões, Terra das Culturas Diversificadas, além de ser conhecida através do significado do nome do seu rio IJUHY, que em tupi-guarany, segundo pesquisadores, quer dizer Rio dos Espinhos, Rio das Grandes Rãs, Rio das Águas Barrentas e Rio das águas Divinas se prepara para seu maior evento cultural: Trata-se do Festival CANTO DE LUZ.

Para favorecer a criação poético-musical de compositores, poetas, instrumentistas, letristas, arranjadores e intérpretes, foi criado em Ijuí/RS o festival CANTO DE LUZ, primeira edição que acontece neste mês de Abril, nos dias 26, 27, 28 e 29.

O evento cultural visa também incentivar a revelação de novos valores artísticos voltados para a temática da música tradicional  riograndense, bem como premiar os vencedores deste que que já nasce grande no cenário musical nativista do estado.

A promoção é do DEMEI (Departamento Municipal de Energia) e segundo Carlos Alberto Dahmer, que preside o festival, foram enviadas 650 músicas de todo o estado do Rio Grande do Sul, agora estas canções participarão de uma triagem que apontará 10 músicas da Fase Local (classificam 4 para a final) e 18 da Fase Geral (classificam 12) que se apresentarão no palco do CANTO DE  LUZ.


Paralelo ao festival acontece grandes shows de cantores e intérpretes já famosos em eventos deste naipe no estado gaúcho, a saber: VALDOMIRO MAICÁ, ANTÔNIO GRINGO, NENITO SARTURI E MIGUEL MARQUES.

Quando os organizadores divulgarem as músicas classificadas estaremos postando aqui no Blog. Bueno, vamos nos preparar para o CANTO DE LUZ DE IJUÍ.

segunda-feira, 12 de março de 2012

RÁDIO LANDEL FM DE PALMEIRA DAS MISSÕES-RS, A TERRA DO CARIJO E DO CANTO DOS ERVAIS!





Nestas nossas andanças pelos pagos do Rio Grande do Sul, "tenteando festivais, fandangos, rodeios, tertúlias, bóias campeiras e otras cositas mais" temos encontrado várias pessoas "gente fina" que guardaremos sempre na nossa memória e dentro do peito, na sala grande da amizade.


Dentre estas pessoas destaco hoje, a equipe da RÁDIO LANDEL FM DE PALMEIRA DAS MISSÕES/RS. O amigo MIRO, do programa CANTO NATIVO de todas as manhãs, o qual "oreio" todo dia pela internet, tem o LEOMAR, dos caras mais bem humorados que já vi,  tem o NAMAR, que faz as entrevistas nos camarins, nos bastidores dos festivais e que por lá nos encontramos toda vez que estou fazendo a mesma coisa por outra emissora aqui do PARANÁ ou do RIO GRANDE DO SUL e o JOÃO MARCELO, o "fortinho de óculos" que fica na técnica.


Nestes retratos, tem eu e o NAMAR (Foto 5), nos bastidores,  nós estávamos transmitindo a 31ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA/RS, ele pela LANDEL FM e eu,  pela RÁDIO JORNAL DA MANHÃ DE IJUÍ/RS á convite do amigo radialista IVAN PEDROSO COELHO, tem outra do NAMAR  (Foto 4) entrevistando o gaiteiro e cantor IBERÊ MARTINS de IJUÍ, que interpretou o véio da música VOVÔ NÃO VAI, junto com o DILCEU SANTOS (Música nossa "crusive", minha, do LÍTTI e do DILCEU).


O outro retrato (Foto 3) é da equipe da LANDEL FM na "luita" da transmissão do festival, a primeira "imagem" (Foto 1) é a  pose dos "4 gaudério da rádia" e tem outra do NAMAR entrevistando o CRISTIANO QUEVEDO (Foto 2) comigo ao fundo com o fone nas "oreia",  fundo do retrato eheheh. FORTE ABRAÇO AOS AMIGOS DA RÁDIO LANDEL FM!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

REGULAMENTO DO FESTIVAL "CANTO DE LUZ" PROMOÇÃO DO DEMEI DE IJUÍ-RS

CANTO DE LUZ – I EDIÇÃO
IJUI - RS
(26/27/28 e 29 de abril, DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 30 de março de 2012).
REGULAMENTO
TÍTULO I
DEFINIÇÕES E OBJETIVOS

Art. 1° - A primeira edição do CANTO DE LUZ, a realizar-se de 26 a 29 de ABRIL de 2012, no Parque Municipal de Exposições Wanderlei Burmann (Pavilhão 05) na cidade de IJUI/RS, regulamentada pelo presente instrumento, é uma promoção conjunta do DEMEI – Departamento Municipal de Energia e da Prefeitura Municipal de Ijui, com o apoio da Coordenadoria de Cultura e das forças vivas da comunidade, entidades filiadas ao MTG, IGTF, Secretaria de Estado da Cultura (através da Lei de Incentivo à Cultura - RS), outros Órgãos municipais, estaduais e federais e meios de comunicação social, com os seguintes objetivos:
I - Incentivar a criatividade poético-musical de compositores, intérpretes, arranjadores e instrumentistas, voltada à temática e aos ritmos regionais do Rio Grande do Sul, ditos de raiz ou aqui aculturados, para buscar sua integração à cultura musical do Brasil, promovendo um resgate dos valores históricos e culturais;
II - Favorecer a revelação de novos talentos e a divulgação de suas criações artísticas especificamente voltada a valorização da autêntica música gaúcha;
III – Premiar as vencedoras do concurso musical e difundir o CD e/ou DVD com as composições finalistas;
IV – Promover o DEMEI – DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENERGIA como Gerador e Distribuidor de Energia e a Prefeitura Municipal, através da cultura, mormente a partir dos espetáculos musicais, simultaneamente com outras formas de divulgação de suas potencialidades sócio-econômicas e culturais.

Art. 2° - A LINHA MUSICAL deste Festival é a da música tradicional do nosso Estado, em seus diversos ritmos, cantando a vida, as lidas do povo gaúcho, na temática do amor, do civismo, da moral, da religiosidade, da história, das atividades agropastoris, das etnias, da preservação ambiental e atinentes ao convívio social.

TÍTULO II
DA ADMINISTRAÇÃO DO FESTIVAL
Art. 3° - Compete à Comissão Central:
I - Escolher a comissão julgadora da competição musical, uma para a fase geral e outra para a fase local, a ser integrada por cinco pessoas de reconhecida idoneidade e qualificação técnica, nas áreas da música, da poesia e da cultura regional, como um todo;
II - Divulgar o Festival e receber as respectivas inscrições à competição;
III – Convidar e/ou contratar artistas e/ou grupos para os espetáculos musicais, inseridos no Festival, no recinto do concurso e em tertúlias livres, estas na parte externa;
IV - Credenciar os músicos, concorrentes e contratados, para o ingresso e circulação no recinto do evento;
V - Fixar os espaços para acampamento;
VI – Administrar os recursos que lhe forem colocados à disposição, pelo Executivo Municipal e por outras fontes, apresentando relatório, com balanço da respectiva receita e despesa, ao final do evento, por ocasião do lançamento do CD e/ou DVD da presente edição;
VII – Definir os critérios da planilha de avaliação das músicas concorrentes, podendo recorrer à consultoria ou assessoria cultural sobre a correção de letras versando sobre dados históricos e outros enfoques, envolvendo a imagem do município, sua população e suas atividades;
VIII - Constituir e nomear tantas sub-comissões quantas entender necessárias ao correto desempenho de suas atribuições;
IX – Em conjunto com o prefeito Municipal e Comissão central decidir sobre casos e situações, omissas neste Regulamento.

TÍTULO III
DA COMPETIÇÃO

Art. 4° - A competição musical ocorrerá em uma fase local e outra geral, mediante as seguintes condições:
I – Da FASE LOCAL - Poderão participar apenas compositores, intérpretes e instrumentistas naturais do Município de IJUI ou aqui radicados, no mínimo há três meses antes da realização do Evento, devendo, estas condições, serem comprovadas, por cópia de documento hábil, a ser entregue junto à ficha de inscrição.
Desta fase, a triagem selecionará até dez músicas para serem apresentadas na 1ª noite de 26/04 (QUINTA-FEIRA), na ordem a ser definida pela Comissão Central, das quais até quatro serão escolhidas finalistas, recebendo os troféus Marcos Aurélio Feistel Soares, Felipe Tamiozzo, Jorge Luiz Da Pieve Xavier e Vilmar da Silva Lara passando à condição de finalíssimas, concorrendo à premiação, em igualdade de condições com as da outra fase, bem como integrando o CD e/ou DVD desta edição.
II – FASE GERAL – Poderão participar concorrentes de todo o Brasil e de países do Mercosul, sendo que desta etapa, serão selecionadas Dezoito composições, na triagem, das quais doze irão à final, concorrendo à premiação e integrando o CD e/ou DVD.
As músicas da Fase Geral serão apresentadas nas noites de 27/04(SEXTA-FEIRA) e 28/04 (SÁBADO), na ordem de apresentação a ser definidas pela Comissão Central, por sorteio, sem possibilidade de alteração. O anúncio das doze finalíssimas desta fase será feito na noite de SÁBADO, após o show de intervalo.
A finalíssima acontecerá no 4ª dia, na noite de 29/04(DOMINGO).
§ 1º - O tempo de execução de cada música fica limitado a quatro (4) minutos e trinta (30) segundos, duração que deverá ser respeitada na gravação do CD e/ou DVD.
§ 2º - Em ambas as fases, as letras e interpretação das músicas, deverão ser em língua portuguesa, admitindo-se, porém, palavras e frases (expressões) esparsas, em outro idioma, desde que conste, no rodapé da letra, o respectivo significado ou tradução.
§ 3º - Cada compositor por si ou em parceria poderá inscrever quantas obras desejar, sendo admissível, porém, a classificação de apenas duas.
§ 4º - Os compositores da fase local, desde que com obras distintas e respeitados os limites de inscrições e de classificação por autor, poderão participar ainda, da fase geral.
Art. 5° - As músicas deverão ser inéditas (letras, ritmos e arranjos), significando não terem sido divulgadas em gravação, por qualquer forma de mídia, até a data de sua apresentação neste Festival; não podendo constituir plágio, tecnicamente avaliado, pela Comissão Julgadora e/ou por denúncia de terceiros, o que deverá ser comprovado em até cinco dias úteis a contar da apresentação no evento.
§ 1º - Ao(s) denunciado(s) será assegurado direito de defesa, no prazo de cinco dias úteis, a contar da denúncia, sob pena da composição não integrar o CD e/ou DVD e não receber eventual premiação, cujo pagamento estará suspenso até o final deste último prazo ou apreciação da defesa.
§ 2º – Caberá a Comissão Julgadora a decisão técnica sobre impugnação por plágio e, à Comissão Central, sobre denúncia de não ineditismo.
Art. 6º - Não será permitida a colocação no palco, de cartazes ou similares, contendo a letra da composição (total ou fragmentos). Caso isso ocorra, a composição poderá apenas figurar no CD e/ou DVD e concorrer a prêmios por conteúdo poético.
Art. 7º - Não poderão participar da competição, autores e intérpretes, com vínculo com o DEMEI – DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENERGIA ou de parentesco consanguíneo ou por afetividade em até terceiro grau, em relação aos jurados.

TÍTULO IV
DAS INSCRIÇÕES

Art. 8° - As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até o dia 30 de MARÇO de 2012 e PODERÃO SER REALIZADAS:
A) por correio, valendo a data postal e deverão ser remetidas, exclusivamente, para o seguinte endereço:

DEMEI – DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENERGIA DE IJUI
a/c CARLOS ALBERTO LITTI DAHMER
Av. Getulio Vargas, 1454
Bairro Assis Brasil
98700-000 IJUI RS
Tel: (55) 3331 7700

B) ATRAVÉS DO ENDEREÇO ELETRÔNICO festival@demei.com.br respeitada igualmente as condições deste regulamento e:

a) Enviar arquivo MP3 com o áudio da música inscrita;
b) Enviar arquivo Word com a letra da composição digitada em fonte Arial 12;
c) Enviar arquivo Word informando todos os dados solicitados na Ficha de Inscrição.
d) Enviar via correio, complementarmente e observando-se para tanto a data da postagem nos correios da data de 30 de março de 2012, ficha de inscrição preenchida e assinada, para o endereço acima mencionado.

Contatos - além dos telefones já referidos:
E-mail: littidahmer@hotmail.com
Site: demei@demei.com.br

§ 1 ° - MATERIAL DE INSCRIÇÃO:
a) Ficha - deverá ser inteiramente preenchida e, no caso da fase local, acompanhada de comprovante de naturalidade ou residência;
b) Seis cópias da letra - constando apenas e obrigatoriamente o título e ritmo da composição;
c) CD com música(s) - podendo o mesmo conter até 4 (quatro) composições, do mesmo autor ou parceria, desde que os títulos sejam indicados, graficamente, na mídia e sua capa ou envelope, onde também deve constar a fase em que concorre.
§ 2° - AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAR AS MÚSICAS CLASSIFICADAS: no máximo, até dia 20 DE ABRIL DE 2012, juntamente com a informação por escrito, de quem serão os intérpretes, conforme art. 9º, I, deste Regulamento, os autores deverão enviar, para o mesmo endereço já indicado, suas autorizações, assinadas também pelos intérpretes, com firmas reconhecidas, para gravação da obra, em CD e/ou DVD do “CANTO DE LUZ – I EDIÇÃO”, ou de coletânea deste festival. A não apresentação destes documentos, no prazo supra, implicará na exclusão da composição do evento, sendo substituída.

Art. 9º - A Comissão Julgadora selecionará, na triagem, três composições da fase geral e duas da fase local, como suplentes, cujos autores serão comunicados na hipótese da necessidade de aproveitamento. Os autores das músicas selecionadas serão avisados, prontamente, da classificação e data de apresentação de suas obras.
I – NÚMERO DE PARTICIPAÇÕES DE INTÉRPRETES E INSTRUMENTISTAS: Tão logo sejam avisados da classificação, no máximo até o dia 13 de abril de 2012, os autores deverão informar quem são os intérpretes ou grupos que defenderão suas obras, sendo que cada intérprete, ou membro de grupo, individualmente, poderá defender até duas músicas e participar, como instrumentista, apenas, de uma terceira;
II - Os instrumentistas poderão participar no máximo em três músicas;
III - É assegurada liberdade na escolha dos instrumentos musicais, desde que preservada a linha do Festival. Este manterá uma bateria no palco, à disposição dos concorrentes.
Art. 10º - LIMITE DE PESSOAS POR MÚSICA e INDUMENTÁRIA: cada composição deverá ser defendida em palco, no mínimo, por três e, no máximo, por sete pessoas, as quais deverão vestir indumentária típica do Rio Grande do Sul, admitindo-se, além da pilcha tradicional, vestimenta compatível com o tema apresentado.
Art. 11 - HORÁRIOS: passagem de som – das 13h30 às 18h, no máximo, para concorrentes e shows.
As atividades de palco terão início ás 20h.

TÍTULO V
DA AJUDA DE CUSTO, DIREITOS DE ARENA E PREMIAÇÃO

Art. 12 – Cada concorrente classificado na FASE LOCAL, receberá o valor de R$ 500,00 (Quinhentos reais), a título de ajuda de custo e direitos de arena.
Os concorrentes da FASE GERAL receberão, por música, a título de ajuda de custo e direitos de arena, o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Por exigência legal, os pagamentos, relativos à ajuda de custo, direitos de arena e premiação, serão efetuados à pessoa informada na ficha de inscrição, ou a outra, indicada por escrito pelo(s) autor(es). Em qualquer hipótese, o recebedor deverá apresentar, obrigatoriamente, cópia/xerox do RG, CPF, PIS/PASEP ou NIT (matrícula do INSS). Na falta de qualquer destes documentos, o pagamento não será efetuado.
§ 1º - Cada composição finalista receberá o valor complementar de R$ 500,00 (quinhentos reais), desde que a mesma já tenha sido gravada, e tenha apresentado a documentação acima referida.
§ 2º - Os concorrentes classificados na triagem poderão apresentar até o momento do credenciamento, a gravação da música em CD, completamente arranjada e com os mesmos instrumentos, instrumentistas e intérpretes que serão levados ao palco, sendo então dispensados da gravação ao vivo ou em estúdio móvel, assegurando a qualidade do produto final.
§ 3º - O Festival não oferecerá as suas expensas alimentação e hospedagem, aos concorrentes, seus intérpretes, instrumentistas e acompanhantes; havendo no local do evento restaurante e inúmeros outros estabelecimentos credenciados a fornecer alimentos.
§ 4º - Aos vencedores e destaques da competição serão conferidos os seguintes prêmios:
1° LUGAR – A importância de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) e Troféu CANTO DE LUZ;
2° LUGAR - A importância de R$ 3.000,00(três mil reais) e Troféu USINA VELHA;
3° LUGAR – A importância de R$ 2.000,00 e Troféu UPA – USINA PASSO DO AJURICABA;
As premiações paralelas receberão, cada uma, o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e troféu correspondente:


- MELHOR INTÉRPRETE – troféu ALEXANDRE VEIT;
- MELHOR INSTRUMENTISTA – troféu MAESTRO OLIVIO HERMES;
- MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL – troféu RIO IJUI;
- MELHOR ARRANJO VOCAL – troféu RIO POTIRIBU;
- MELHOR TRABALHO POÉTICO – troféu Dr. Martin César Agnoletto;
- OBRA POPULAR – troféu Ijuí.
Art. 13 – Aos valores correspondentes à premiação aplicar-se-á a legislação tributária vigente.
Art. 14 – A Comissão Central e Julgadora será soberana em suas decisões, destas não cabendo recursos, sendo que a primeira será constituída por cidadãos da comunidade, enquanto a Comissão Julgadora será integrada por poetas, musicistas e intérpretes, igualmente de sabida idoneidade e qualificação técnica.
Art. 15 – É condição eliminatória da concorrente, o descumprimento de qualquer disposição deste Regulamento.

ijui/RS, 23 de fevereiro de 2012.

Comissão Central CANTO DE LUZ – I Edição

UM CANTO DE LUZ – IJUI/RS

Ficha de Inscrição (uma por música)

FASE: ( ) Geral ( ) Local

Nome da Composição:
Ritmo:
Autor da Letra:
RG: CPF:
Endereço:
CEP:
Telefone(s): Fixo: Celular:
Autor da Música:
RG: CPF:
Endereço:
CEP:
Telefone(s): Fixo: Celular:

Pessoa autorizada a receber valores (deverá estar presente no evento):
Nome completo:
RG: CPF: PIS/PASEP/NIT:
Endereço:
CEP: Telefone:

DECLARAÇÃO: o(s) compositor(es) acima identificado(s), firmando a presente, implícita e antecipadamente, autoriza(m) aos promotores de UM CANTO DE LUZ, a gravar e divulgar, em CD e outras formas de mídia de áudio e imagem, a composição acima indicada, ressalvando os direitos autorais pertinentes, nas formas da lei. Declara(m), ainda, estar ciente do Regulamento deste Festival, aceitando as condições de participação e concorrência, e que as informações aqui prestadas são a expressão da verdade.

Local/data:

AUTOR DA LETRA AUTOR DA MUSICA






COMISSÃO ORGANIZADORA


Presidente De Honra: FIORAVANTE BATISTA BALLIN – Prefeito Municipal
Coordenação Geral: CARLOS ALBERTO LITTI DAHMER
Coordenador de Imprensa e Divulgação: PEDRO DARCI DE OLIVEIRA
JOÃO ANTONIO CARGNELUTTI
Coordenação Financeira: DAVID DOS SANTOS
Coordenação Jurídica: DANTE IURI PONSI TRINDADE
FERNANDA BETTINELLI
Coordenação Social: MAGNOS MUHLBEIER
ANDRE TISSOT
Coordenação de Palco: EDISON MACUGLIA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RODEIO INTERNACIONAL DA VACARIA-RS, UM SUCESSO!




Este evento, tradicional no estado do Rio Grande do Sul, acontece de dois em dois anos e reúne aficcionados na arte e tradição gaúcha, ginetes e laçadores da lida campeira, intérpretes, instrumentistas, compositores, letristas, declamadores, amadrinhadores, peões e prendas de Ctgs competindo em concursos de danças tradicionais, estes ligados á invernada artística.
No primeiro retrato ai em cima temos um encontro de fãs eamigos, o cantor BAITACA, o radialista IVAN PEDROSO COELHO, o DR. BONATO de CAMPO MOURÃO-PR e o cantor e trovador VALDOMIRO MELO, tradicionalistas que estiveram por lá e me mandaram informações á respeito da programação desta baita festa campeira e artística gaúcha.

No segundo retrato da esquerda prá direita, DR BONATO, Delegado de Polícia aposentado, apresentador de rádio e televisão, o cantor e compositor DILCEU DOS SANTOS de IJUÍ-RS ( que interpretou a nossa composição "VOVÔ NÃO VAI " Letra minha, do CARLOS ALBERTO "LÍTTI" DAHMER e do DILCEU junto com o gaiteiro IBERÊ MARTINS, CELSO METZDORF, NANDO SOARES, JANDIR GOTIEVISKI e IVANHOÉ FERREIRA na 31ª COXILHA NATIVISTA de CRUZ ALTA-RS) e o radialista e trovador ijuiense IVAN PEDROSO COELHO, que se "acharam e se juntaram" na parceria do rodeio. Disse o Dr. BONATO, que o VALDOMIRO MELO promoveu o IVAN COELHO, que passa a assinar LEBRÃO a partir do RODEIO INTERNACIONAL DA VACARIA de 2012, Oque que achou?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VEM AI O FESTIVAL "CANTO DE LUZ" EM IJUÍ-RS!

O município de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul, promoverá, através do DEMEI (Departamento Municipal de Energia) em parceria com a Coordenadoria de Cultura da cidade, o festival nativista CANTO DE LUZ - 1ª Edição, provavelmente no mês de Abril de 2012.



O evento poético-musical nativista gaúcho foi aprovado na semana passada no sistema Pró- Cultura da LIC-RS(Lei de incentivo a cultura do estado do RS) e tem orçamento previsto de R$ 204.137,57 reais. Esse valor será integralmente patrocinado pelo DEMEI de Ijuí.



Bueno, fico mui faceiro com uma notícia dessas e desde já fico na torcida pelo pessoal ligado as composições nativas de Ijuí, em especial parabenizo meu parceiro de muitas músicas, algumas premiadas, "crusive", meu amigo CARLOS ALBERTO DAHMER, o LÍTTI, baita poeta, letrista, compositor ijuiense e não por coincidência também diretor do DEMEI, por isto minhas felicitações por mais esta conquista.



E te digo mais parceiro, terei a grata satisfação de participar neste festival, pois tenho a certeza, pela tua competência, fará com que seja um dos maiores do estado e eu estarei ai, pela minha querência novamente tocando e cantando contigo e nossos amigos e parceiros desta terra abençoada, lembrando as nossas canções, desde a primeira, feita para o CANTO FARROUPILHA, a campeã daquele ano, RAIZES E RAÇAS, interpretada pelo saudoso ALEXANDRE VEIT, tendo no acompanhamento a gurizada de Ijuí. Forte "aperta-paletas", parabéns e sucesso nesta empreitada. Inté, por aqui!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2012! QUE VENHA O ANO DAS REALIZAÇÕES PESSOAIS!





"Este ano, quero paz no meu coração, quem quiser ser meu amigo, que me dê a mão...O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos, sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar...Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce, novo em cada amanhecer, uou, uou. marcas...!"


Esta música, que tem letra e melodia do extinto grupo famoso OS INCRÍVEIS abre o ano de 2012 aqui no BLOG DO JARUTAIS e me faz refletir oque quero e penso para o novo ano que habita em nossos ranchos, nas nossas casas, nos nosso apartamentos e corações. Bueno, quero, em princípio, oque todos querem, paz, saúde, amor, perseverança, felicidade, esperança, dinheiro, sucesso. Continuar com os velhos amigos e fazer novas amizades, boas, sadias, serenas como a lua e fortes como o sol, imponentes, impecáveis, sem erros, e se acontecerem, que sejam na eterna busca de acertos, da perfeição, inatingível talvez.


Na área da comunicação, que gosto, por demais, almejo, sonho, desejo ter aqui, na grande rede, na internet, na web, como quiser, uma rádio, minha, do meu jeito, com a minha cara, com meu trancão, sem parada, patrão ou dono, prá que eu possa tocar as músicas que eu mais gostar, prosear com meus internautas e ouvintes na hora que eu quiser e neste jeitão gaudério, gaúcho, franco, hospitaleiro, buenachão e amigo.


Já estou me preparando, aqui no blog, já está em fase de testes um streming, o áudio de uma rádio do Rio Grande do Sul, a Rádio Terra Gaúcha e, em breve, aqui neste blog ou em outro espaço que divulgarei também por aqui e na mídia em geral, a RÁDIO FREQUÊNCIA NATIVA, a minha rádio, o meu cantinho, a minha latinha de prosear com os amigos novos e velhos. Inté mais por aqui. Jarutais!